No mundo dos blogs, ao iniciarmos um blog, é muito comum termos diversas dúvidas, e uma delas é se o Blogger ainda é uma plataforma que vale a pena.
Irei trazer aspectos que considero interessantes nesta plataforma e discutir alguns pontos negativos que ela possui.
Criei meu primeiro blog em 2004. Naquela época, eu tinha exatos 16 anos. A plataforma que utilizei foi o BLIG, cujo provedor de hospedagem era o IG.
Naquela época, iniciei por hobby, mais com o intuito de mostrar minha rotina, escrever sobre coisas que fazia no dia a dia, manter contato com amigos(as) que conhecia na internet, além de alguns colegas da equipe de atletismo, da qual fiz parte até o ano seguinte.
Em 2005, me perguntei se era possível ganhar dinheiro na internet. Até que, naquele momento, tive alguns insights. Procurei por plataformas gratuitas de hospedagem e encontrei o Blogger e o BLIG, que eu já utilizava.
Pela facilidade, acabei criando meu primeiro blog profissional no Blogger.
O tema do site era voltado para renda extra pela internet. Em 2007, o Google acabou deletando-o, alegando spam. Acabei perdendo todo o conteúdo, pois não havia feito cópia.
Hoje em dia, mantenho vários blogs profissionais hospedados no Blogger.
Em outro artigo, falarei a respeito do meu início de carreira.
Agora, vou falar sobre por que acredito que o Blogger possa ser uma boa alternativa para quem está começando.
Muitos dizem que uma hora ou outra a plataforma vai fechar, como o Orkut, MSN, entre outras, mas até o momento, essa é uma possibilidade remota, pelo menos por agora. Ao longo do tempo, o Google vem trazendo muitas mudanças e novas funcionalidades na interface do projeto.
Foto repordução: https://logosmarcas.net/ |
Hospedagem Grátis
O principal atrativo que vejo de benefício no Blogger é a hospedagem grátis e é o que tem trazido mais e mais pessoas para a plataforma, pela questão da economia.
No início, muitos indivíduos não têm recursos para investir e esta questão da gratuidade na hospedagem pode ser um atrativo.
Painel intuitivo
Para quem já trabalha com blogs e possui um conhecimento mais avançado, é comum não achar dificuldade na instalação de temas, configurações e instalação de plugins, adição de anúncios na plataforma etc.
Para quem é iniciante, o Blogger se torna uma boa opção, pois o painel, o que chamamos hoje em dia de “arrasta e solta”, permite que o blogueiro deixe seu projeto no ar em poucas horas, sem muitos obstáculos.
Configuração de domínio próprio
Um ponto que o espectador deve saber é que, para usar qualquer plataforma de hospedagem grátis, é necessário usar o endereço da plataforma no domínio.
O domínio nada mais é do que seu endereço na internet. No caso do Blogger, seu site ficaria algo como “meusite.blogspot.com.br” (somente um exemplo).
Um domínio personalizado seria algo como “meusite.com.br” ou “meusite.com”, o que traz mais credibilidade ao seu negócio digital.
O Blogger tem suporte para troca de domínio, onde você pode usar o endereço eletrônico próprio.
A opção de registrar um domínio tem baixo investimento. Sempre recomendamos as extensões .com.br ou .com, mas existem outras, menos conhecidas, como .online, .store, .biz. in, que até hoje não influenciaram na classificação dos meus blogs nas pesquisas do Google.
Uma hospedagem que indico para você registrar seu domínio é a Bravulink, empresa que está no ar desde 2014. Ela oferece outros serviços. e tem um ótimo suporte. Não tenho do que reclamar.
Clique aqui e crie sua conta.
Ao efetuar a compra, no Checkout, adicione o cupom 10forever, para ganhar 10% de desconto em qualquer serviço, incluindo registro de um domínio.
Configurações de SEO
Uma coisa que todo blogueiro deve estudar são as técnicas de ranqueamento nos resultados de pesquisas dos buscadores, como Google, Bing, Yahoo etc.
No caso do Blogger, o painel de gerenciamento é bem simples de mexer. Nas opções, você encontra todos os recursos para otimizar seu site.
Facilidade em adicionar banners para monetização
Ao criar seu blog, com certeza você irá querer ganhar dinheiro, não é mesmo? As redes de anúncios como Google Adsense, Hbagency, PopAds, Popcash, entre outras, permitem que você monetize seu conteúdo.
Ao ter os sites aprovados, as empresas oferecem os códigos das propagandas para adicionar ao blog. Para isso, existe o Widget, onde é típico o “arrasta e solta”, facilitando para o blogueiro que não tem muita familiaridade com programação.
Diversidade de templates grátis
O Blogger tem vários templates gratuitos disponíveis, que são seguros e desenvolvidos para uso pela própria plataforma.
No entanto, você pode encontrar templates de terceiros, grátis, que são personalizáveis e atraentes para sites de diversos assuntos.
SSL grátis
O termo "SSL" significa "Secure Sockets Layer" (camada de soquete seguro), é um protocolo de segurança que cria um link criptografado entre um servidor Web e um navegador Web.
Pode parecer estranho para alguns blogueiros avançados o que falarei, mas existem algumas hospedagens de sites que cobram um valor para usar um SSL.
A boa notícia é que o SSL do Blogger é grátis e a instalação é feita com poucos cliques.
Quantidade de acessos suportados simultaneamente
Tenho conhecimento básico em WordPress e questões técnicas. O que tenho observado é que nas hospedagens de sites, é para é que quanto mais acessos seus sites tiverem, mais caro o blogueiro pagará, pois cada plano tem um limite de acessos suportado.
Geralmente, o que ocorre quando há muitos acessos simultâneos no seu site e a hospedagem não suportar, é o blog ficar lento ou fora do ar, gerando prejuízos, gerando prejuízos ao dono do site.
Nestes quase 20 anos utilizando o Blogger, nunca vi uma reclamação referente a um site de alguém que ficou fora do ar devido a acessos simultâneos.
Esta é apenas uma lista de alguns pontos que considero importantes destacar, caso você queira iniciar no mundo dos blogs.